Rodrigo Pacheco pede atenção às fontes de recursos para enfrentar a crise

Da Redação | 01/10/2020, 20h35

Na conclusão dos trabalhos desta quinta-feira (1º), o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que presidiu a sessão, comemorou as votações do dia. Ele afirmou que as aprovações desta quinta foram resultado da união de esforços do Senado em torno de proposições necessárias diante de uma situação nacional “triste”.

— É preciso ter criatividade para enfrentar este momento de crise. Precisamos nos sentar todos à mesa, sem discórdia, sem conflitos: o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o governo federal, todos, bem-intencionados, para resolver o problema do Brasil — declarou.

O parlamentar avalia que a aprovação das medidas provisórias que liberam crédito de R$ 4,49 bilhões para o Ministério da Saúde (MP 976/2020) e de R$ 20 bilhões para empréstimos de pequenas empresas (MP 977/2020) somam-se às outras iniciativas do Congresso Nacional para auxílio à economia e à saúde. Mas fez um alerta: o fim do estado de calamidade pública exigirá um debate sobre as fontes de recursos desses benefícios:

— Este é o grande dilema que vivemos hoje, e para o qual precisamos encontrar uma solução: como manter a renda básica, a Renda Cidadã, a renda mínima depois da pandemia — disse o senador, acrescentando que "é preciso termos muito trabalho quanto às fontes de recursos, com enxugamento de gastos, reforma administrativa, reforma tributária, um novo modelo de sistema tributário, um novo Refis e um novo projeto de regularização tributária".

Rodrigo Pacheco também destacou a aprovação da MP 982/2020, medida provisória que ampliou o uso da poupança social digital para recebimento de benefícios. Ele lembrou que, apesar de integrar um partido de oposição, o relator da matéria, senador Jaques Wagner (PT-BA), reconheceu o mérito de uma proposição do governo federal de grande importância para pessoas de baixa renda.

— É o que precisamos: uma comunhão de esforços que independa de ideologias e partidos políticos. Que estejamos todos unidos nas boas ideias como esta da poupança digital.

Os senadores também aprovaram nesta quinta-feira um projeto de lei que permite o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais (PL 4.629/2020). Para Rodrigo Pacheco, esse projeto destaca a resposta do Parlamento à crise no meio ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)