Aprovada indicação de Reinaldo Salgado para embaixada do Brasil na Argentina

Da Redação | 22/09/2020, 19h09

Foi aprovada no Plenário do Senado nesta terça-feira (22) a indicação do diplomata Reinaldo José de Almeida Salgado para o posto de embaixador do Brasil na Argentina (MSF 12/2020). O novo embaixador recebeu 37 votos favoráveis e três contrários — houve uma abstenção.

Reinaldo Salgado, que teve a indicação relatada pelo senador Fernando Collor (Pros-AL), ingressou na carreira diplomática em 1987. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de comunicação e cultura do Ministério das Relações Exteriores. Entre as funções que exerceu na chancelaria está a de coordenador-geral para as negociações Mercosul-União Europeia e a de diretor do departamento do Mercosul.

O diplomata foi sabatinado na segunda-feira (21) pela Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). Durante a sabatina, Salgado afirmou que, apesar dos desafios da situação pós-pandemia para os dois países, ele está otimista. Salgado destacou que o comércio com o país vizinho é "da mais alta qualidade" e que os investimentos mútuos são extremamente significativos. 

Segundo ele, há 150 empresas brasileiras na Argentina, com estoques de investimentos de aproximadamente R$ 17 bilhões, gerando 53 mil empregos diretos. No sentido inverso, há no Brasil 60 empresas argentinas, com R$ 10 bilhões em estoques de investimentos e 43 mil empregos diretos.

— Nossa fronteira comum é de 1.261 quilômetros, e temos importante cooperação em áreas estratégicas, como a nuclear, a de defesa, a espacial, a de ciência e a de tecnologia, e todas elas são áreas que pretendo incentivar. Recebemos a cada ano, no Brasil, dois milhões de turistas argentinos e exportamos 1,5 milhão de brasileiros para a Argentina a cada ano — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)