Jean Paul Prates lamenta número de mortes por causa da pandemia

Da Rádio Senado | 19/08/2020, 15h39

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) lamentou, em pronunciamento nesta quarta-feira (19), que o Brasil tenha ultrapassado a marca dos 100 mil mortos por causa da pandemia. Ele afirmou que o desafio agora é buscar novos caminhos para superar a crise sanitária, evitando os rumos que se mostraram errados até agora.

Mesmo diante de um número de grandes proporções, o senador acredita que as informações relacionadas às mortes pelo coronavírus parecem estar desconectadas da realidade da população em geral, sensibilizando apenas os familiares das vítimas.

Na opinião de Jean Paul, isso acontece porque as pessoas, ao atentarem apenas para estatísticas e números, perdem a capacidade de entender o que acontece de fato.

— Sinto que todos nós falhamos. Cada uma dessas pessoas abatidas pelo coronavírus têm importância [...] Precisamos olhar mais de perto, contemplar as vidas que perdemos, como parte do luto que o país deve experimentar — afirmou.

O senador disse ainda que nos estados do Nordeste, graças à atuação dos governadores, o número de vítimas e de novos contaminados parece reduzir. Isso, no entanto, não significa que a guerra esteja ganha, ponderou o senador, ao reforçar a cobrança para que o governo federal assuma o papel de liderança no processo de combate à pandemia.

— As vidas de mais de 100 mil pessoas pesam nos ombros de quem, diariamente, minimiza a doença, propagandeia remédios como panaceia sem comprovação científica, menospreza medidas como o uso de máscara ou o isolamento social, ou de quem simplesmente cruza os braços diante dessa catástrofe — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)