Ex-presidente do BB deve explicar renúncia à comissão da covid-19

Da Redação | 30/07/2020, 11h52

A comissão mista do Congresso Nacional que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária das medidas relacionadas à covid-19 aprovou dois requerimentos de audiências públicas nesta quinta-feira (30). Um dos convites, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é para que o ex-presidente do Banco do Brasil Rubem de Freitas Novaes preste esclarecimentos sobre sua renúncia ao cargo.

Em seu requerimento, Randolfe argumenta que o Banco do Brasil é uma instituição essencial para os brasileiros. E todos os acontecimentos em torno de sua gestão devem ser acompanhados pelo Congresso.

“É fundamental a presença do senhor Rubem Novaes a esta comissão para que possamos compreender suas manifestações. O Banco do Brasil é um dos principais instrumentos de apoio do Estado brasileiro no combate aos efeitos da pandemia pela qual passa o país, servindo inclusive de instrumento de repasse dos recursos públicos para mitigação dos efeitos econômicos e sociais. Micros e pequenas empresas, por exemplo, têm se apoiado na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil em busca de recursos para atravessar a queda drástica da economia”, afirma o senador.

Além de Randolfe, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) já havia sinalizado a intenção de saber do ex-presidente do BB as motivações de seu pedido de demissão, ocorrido em 24 de julho. Segundo Kajuru, os parlamentares têm a obrigação de ouvir Rubem Novaes "para que ele detalhe o que viu de privilégios, compadrio e corrupção nos 18 meses em que esteve na presidência do banco oficial”.

Ipea

Apresentado pelo presidente da comissão mista, senador Confúcio Moura (MDB-RO), o segundo requerimento é para que seja ouvido em audiência pública virtual o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Von Doellinger.

As datas das duas reuniões ainda serão definidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: