Canais para sintonizar TV Senado mudam em 44 cidades a partir de 29 de agosto

Da Redação | 29/07/2020, 18h48

Os números para sintonizar a TV Senado em canais abertos vão mudar em 44 cidades a partir de 29 de agosto. A estratégia dará mais visibilidade às emissoras da Rede Legislativa de TV, composta pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e por seus parceiros nos estados e municípios, pois ficarão posicionadas entre os canais vagos de 1 a 13, junto às principais emissoras de TV aberta, como Band, Globo, Record e SBT.

O objetivo é popularizar as programações das TVs legislativas, aumentando a audiência das sessões plenárias, audiências públicas, debates, entrevistas e programas jornalísticos. Tudo para que a sociedade acompanhe o dia a dia do trabalho parlamentar no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na assembleia estadual e na câmara municipal, em busca do fortalecimento do Poder Legislativo e da democracia.

Simultânea para todo o país, a mudança não é obrigatória e foi precedida de uma consulta às casas legislativas ainda no mês de abril.  Tecnicamente, a alteração é simples e feita sem maiores problemas técnicos. Veja aqui se o canal da TV Senado vai mudar na sua cidade e o que fazer para continuar assistindo.

Campanha

Começa nesta quinta-feira (30) a campanha nacional de divulgação das mudanças dos canais da Rede Legislativa de TV. As equipes de TV e de criação das duas Casas do Congresso Nacional se uniram para planejar a campanha, cujas peças foram entregues às emissoras nesta semana. Ao todo, os números de sintonia serão alterados em 44 cidades, inclusive Brasília. 

A campanha é composta de animações de até 30 segundos, a serem rodados em cada praça onde a alteração ocorrerá, nos 30 dias que antecedem a troca de numeração dos canais, conforme determina a portaria nº 486 de 5/02/2020, do Ministério das Comunicações. 

A Rede Legislativa de TV é composta hoje de 66 emissoras, sediadas em 59 cidades, mas com alcance em 250 municípios de 25 estados. A população abrangida é de cerca de 81 milhões de habitantes. Dessas operações, 14 são de responsabilidade do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)