Política ambiental tem afastado investidores internacionais, diz Humberto

Da Rádio Senado | 24/06/2020, 15h50

O senador Humberto Costa (PT-PE) (PT-RS) acusou, em pronunciamento nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro de construir uma imagem negativa do Brasil no exterior. Segundo ele, o país começa a sofrer os efeitos negativos na economia por causa das políticas de meio ambiente, povos indígenas e direitos humanos, que têm afastado investidores internacionais.

Humberto informou que 29 grandes investidores globais que investem mais de US$ 4 trilhões no mundo encaminharam para embaixadas brasileiras uma carta questionando o desmatamento das áreas preservadas da Amazônia e de outras regiões, além do desmonte das políticas para os povos indígenas.

— Afirmam que essas políticas tornam o Brasil um país onde as incertezas e a insegurança para o investimento estrangeiro crescem a cada dia. Somam-se a isso que dentro em breve o Congresso Nacional terá que analisar a proposta que veio inicialmente como medida provisória e que agora é projeto de lei e que legaliza a grilagem no Brasil — disse.

Segundo o senador, tudo isso vai contra o discurso que Bolsonaro tem feito desde que tomou posse. Humberto destacou que o presidente afirma que o Estado não pode fazer investimentos e que o país precisa ter a capacidade de captar investimentos estrangeiros.

— As políticas que o Brasil tem apresentado e desenvolvido nessas áreas do meio ambiente, na proteção aos povos indígenas e em relação aos direitos humanos têm afastado os investidores internacionais — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)