Pandemia escancarou racismo e péssima condição de vida dos negros, diz Jean Paul

Da Rádio Senado | 17/06/2020, 16h29

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (17), a falta de ações de combate ao racismo no Brasil. Ele disse que a pandemia de coronavírus escancarou o racismo e a péssima condição de vida da população negra no país, despertando o sentimento de injustiça.

Para Jean Paul, é preciso definir prioridades ao construir uma pauta voltada para a população negra.

— Eu defendo que pautemos com urgência no Plenário do Senado o fim de um instituto infame, o "auto de resistência". Essa matéria é originada da CPI do Senado que apurou o assassinato de jovens no país. Já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está pronta para apreciação no Plenário. O policial mata um suposto suspeito, quase sempre negro, alega legitima defesa e que houve resistência à prisão. A ocorrência então é registrada como um “auto de resistência” e as testemunhas são os próprios policias que participaram da ação. 

Jean Paul afirmou que a população negra vive uma sensação de impotência diante de uma sociedade que não assume ser racista. Segundo ele, é preciso uma enorme revisão na legislação que trata da discriminação.

O senador também criticou o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, o qual afirmou não representar a população negra do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)