Senado pode instituir Memorial Virtual das Vítimas da Covid-19

Da Redação | 29/05/2020, 17h33

O Senado analisa proposta que cria o Memorial Virtual das Vítimas da Covid-19, para que as vítimas da doença, em especial os profissionais que morreram em decorrência de sua atividade profissional, sejam permanentemente lembradas. O PRS 19/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), prevê que o memorial seja hospedado na internet.

Segundo o texto, o Memorial Virtual das Vítimas da Covid-19 ficará sob responsabilidade do Senado e deve apresentar os dados estatísticos e demais informações acerca dos efeitos da pandemia no Brasil, incluindo sua evolução, história, comparação com seu efeito em outros países e notícias a ela relacionadas. Também devem ser incluídos testemunhos de parentes e amigos das vítimas no registro. O memorial realizará ainda homenagem anual no aniversário da primeira morte de que a pandemia tenha sido causa no Brasil.

Paim lamentou que haja quem desacredite da gravidade da pandemia, mesmo diante dos números crescentes de mortes e de infectados. O senador destaca que a pandemia da covid-19 continua se espalhando pelo Brasil, e que deve existir um memorial para homenagear e perenizar a lembrança dos que perderam a vida, destacando as personalidades e especialmente os profissionais que, no exercício de seu trabalho, ofereceram assistência abnegada, que resultou no encerramento de suas vidas.

“É necessário não perder de vista que aqueles que tombaram com o coronavírus eram pessoas como nós, e não meros números. Tinham amigos e familiares. Amaram e foram amados. Dessa forma, dando prosseguimento ao papel institucional do parlamento, que recentemente decretou, a esse respeito, luto oficial, parece-nos salutar instituir um memorial virtual às vítimas da covid-19”, argumenta, ao justificar o projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)