Paim pede maior rapidez e eficiência do governo no apoio aos desempregados

Da Rádio Senado | 14/05/2020, 17h47

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu nesta quinta-feira (14) em pronunciamento maior rapidez e eficiência do governo federal no apoio à população mais vulnerável e, especialmente, aos desempregados, que já são 15 milhões, segundo pesquisas. Acrescentou que há especialistas que falam em 20 milhões. 

De acordo com o parlamentar, as pessoas sem trabalho estão desesperadas, relatando dificuldades até para retirar o seguro-desemprego. E destacou que com o fechamento das superintendências regionais do trabalho os desempregados estão tendo que fazer o pedido via internet.

— E aí mais dificuldades. O sistema não funciona, os pedidos ficam sem conclusão, a Central Alô Trabalho 158 [canal de comunicação entre o cidadão e o poder público] de informações é lenta e nem sempre atende. Ou seja, o suporte para esses desempregados é ineficiente — destacou.

Paulo Paim lembrou ter apresentado um projeto de lei (PL 1.449/2020) e uma emenda à medida provisória 936 (MP 936/2020), para que o seguro-desemprego seja garantido até o final do ano ou enquanto durar a pandemia.

O senador gaúcho manifestou também preocupação pela situação geral da economia brasileira, principalmente das micros e pequenas empresas, afirmando que 600 mil já fecharam, de acordo com o Sebrae. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)