Davi: nova regra vai garantir a palavra a mais senadores nas sessões remotas

Da Redação | 13/05/2020, 18h50

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira (13) o novo critério que será adotado durante as sessões deliberativas remotas do Senado para as manifestações dos parlamentares. A intenção é garantir que todos os senadores possam se manifestar.  

A decisão veio após manifestações de vários senadores na sessão da última terça-feira (12). Eles se queixaram da distribuição do tempo na sessão, já que muitos senadores inscritos para usar a palavra acabavam falando somente após esperar algumas horas. O motivo seria a demora nas falas de alguns lideres partidários e o excesso de manifestações “pela ordem”, em que senadores pedem a palavra fora da lista de inscritos.

— Para tentar mudar essa engrenagem, esse ritmo, a cada projeto falarão dez oradores, por três minutos cada um, antes da abertura da votação. Assim vamos dar a chance para que todos falem no decorrer da sessão — disse o presidente.

Quando as sessões remotas foram iniciadas (devido à pandemia de coronavírus) apenas uma proposição era analisada em cada sessão, mas o número foi ampliado a pedido dos próprios senadores, já que há muitos projetos de enfrentamento aos efeitos da pandemia que precisam ser votados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)