Paim apela por socorro à agricultura do Rio Grande do Sul, atingida por seca histórica

Da Rádio Senado | 12/05/2020, 17h36

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou preocupação, nesta terça-feira (12), com a seca que assola o Rio Grandes do Sul. Paim disse que é a pior seca de toda a história. O senador também disse que há 6 meses a estiagem destrói o estado e mais de 280 municípios decretaram emergência. Paim disse ser preciso investir na agricultura para garantir alimento na mesa da população.

— A seca no meu estado está agravando a condição de vida das pessoas e ainda em meio a pandemia da covid-19. Por isso, faço aqui mais um apelo ao governo central, aposte recursos na agricultura. A seca está causando prejuízos irreversíveis e com ele o desemprego. Investir na agricultura não é gasto — apelou.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS), 27% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho vem da agricultura família. Na primeira fase da seca, a queda foi de 60% a 80% nas lavouras de soja.  A pesquisa também mostrou que na produção de milho as perdas foram de 30% a 40%. Na região central do Rio Grande do Sul, as perdas ultrapassaram R$ 3 bilhões. Na região oeste, os prejuízos chegam a R$ 1 bilhão, informou Paim.

— Os assentados da reforma agrária e trabalhadores rurais estão perdendo a esperança. A agricultura familiar, que corresponde a 70% da alimentação que vai para mesa do brasileiro está pedindo socorro — apelo o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)