Girão diz que violência no Ceará está totalmente descontrolada

Da Rádio Senado | 07/05/2020, 15h46

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) alertou, em pronunciamento nesta quinta-feira (7), para o aumento da violência no estado do Ceará. Segundo Girão, o número de mortes por assassinatos foi quase o dobro das registradas por coronavírus até agora. 

— A violência está completamente descontrolada, devastando a nossa população, que está com medo. É um problema que o estado vem enfrentando há algum tempo, mas que incrementou, por incrível que pareça, nesse ano de 2020. No primeiro trimestre, de janeiro a março, foram 1.083 assassinatos. Totalmente fora de controle.

O senador afirmou que houve um aumento de 100% em relação aos assassinatos no mesmo período no ano passado. 

— O percentual de homicídios hoje no estado do Ceará é de 11,9 por 100 mil habitantes. Para a ONU, acima de 10 homicídios, é considerado epidemia. Seguindo esse ritmo, o estado do Ceará fechará com a macabra marca de 47,60 homicídios por 100 mil habitantes. 

Girão afirmou também que o Congresso Nacional está deliberando várias matérias para tentar ajudar a resolver o problema. Para o senador, a reforma tributária, de alguma forma, pode diminuir a pobreza e consequentemente a violência no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)