Senadores lamentam morte de Guilherme Palmeira

Da Redação | 04/05/2020, 17h56

O ex-senador Guilherme Palmeira morreu nesta segunda-feira (4) em Maceió, aos 81 anos, de causas ainda não reveladas. Nas redes sociais, vários senadores lamentaram sua morte. Ele foi governador de Alagoas e parlamentar por esse estado, entre outros cargos que ocupou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou sua solidariedade à família e amigos. "Recebi com pesar notícia do falecimento de Guilherme Palmeira, valoroso homem público, que desempenhou importantes missões ao longo da sua trajetória como governador e senador por Alagoas. Em nome da sua eterna Casa, presto solidariedade aos familiares e amigos."

Renan Calheiros (MDB-AL), que representa o mesmo estado de Guilherme Palmeira, afirmou que o ex-senador vai fazer falta. Renan destacou que teve o privilégio de desfrutar da amizade e do bom humor do colega. Segundo Renan, o Brasil e Alagoas perdem um democrata, um homem de diálogo e temperança.

Para Rodrigo Cunha (PSDB), que também é senador por Alagoas, Guilherme Palmeira marcou positivamente a história desse estado, tendo sido deputado estadual, senador, prefeito de Maceió, governador do estado e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). “Deixa um legado de retidão e respeito à coisa pública”, completou Rodrigo Cunha.

Ao lamentar a morte do ex-senador, Fernando Collor (Pros-AL) declarou que Guilherme Palmeira era uma “excepcional figura humana, um líder político por gerações”. Collor também manifestou sua solidariedade aos familiares do ex-senador.

Alvaro Dias (Podemos-PR) manifestou sua solidariedade aos familiares e amigos do ex-senador. O senador pelo Paraná disse que Guilherme Palmeira era um homem cordial, conciliador, lúcido e equilibrado. Segundo Alvaro, o ex-senador deixa bons exemplos e uma legião de amigos.

Histórico

Guilherme Gracindo Soares Palmeira nasceu em Maceió, em 25 de dezembro de 1938. Formou-se em Direito em 1963, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Logo depois iniciou sua carreira política, sendo eleito deputado estadual em Alagoas em 1966. Foi secretário estadual e, depois, governador de Alagoas, entre 1979 e 1982. No seu governo, nomeou Fernando Collor como prefeito de Maceió.

Palmeira foi prefeito de Maceió entre 1988 e 1990 — em 1990, ele renunciou a esse mandato para disputar uma vaga no Senado. Ele foi senador por dois mandatos (1983-1989 e 1991-1998). Também foi ministro do TCU entre 1999 e 2008 (e presidiu esse tribunal em 2006). Em 2008, ele se aposentou da vida pública.

Guilherme Palmeira era irmão de Vladimir Palmeira, opositor do regime militar e ex-deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro (1986-1990). Rui Palmeira, filho do ex-senador, é o atual prefeito de Maceió.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)