Marcelo Castro homenageia empresário João Claudino Fernandes, recém-falecido

Da Rádio Senado | 27/04/2020, 16h57

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) homenageou nesta segunda-feira (27) em pronunciamento o empresário João Claudino Fernandes, que faleceu às vésperas de completar 90 anos, vítima de uma longa enfermidade. Ele era o fundador do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do país e que, entre outros negócios, controlava a rede Armazém Paraíba, com presença em vários estados. 

O parlamentar lembrou que, além de sua atividade empresarial, que trouxe muito desenvolvimento para o Piauí, João Claudino Fernandes foi um grande ser humano e um patrimônio moral do estado. Acrescentou que suas qualidades foram destacadas por diversas pessoas que o homenagearam, a sua credibilidade, honradez, cumprimento da palavra, seriedade e respeito ao próximo. Marcelo Castro disse ter sido testemunha disso e ressaltou também o papel de incentivador das atividades artísticas e culturais. 

— O setor das artes e da cultura do Piauí perdeu  um dos seus maiores mecenas e entusiastas. Nos últimos anos, Seu João foi um dos maiores patrocinadores de eventos de teatro, música, literatura, dança e artes plásticas. Durante décadas patrocinou o tradicional festival dos violeiros, apoiou a construção e a reforma de teatros, museus, bibliotecas — ressaltou.

Marcelo Castro destacou que um dos filhos do empresário falecido, João Vicente Claudino, representou o Piauí no Senado Federal. E disse que, apesar de não poder apresentar pessoalmente à família suas condolências, devido à pandemia da covid-19, quis, através de um pronunciamento, expressar seu pesar por uma perda que é, "na verdadeira acepção da palavra, irreparável".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)