Mecias de Jesus sugere prorrogar vencimento de parcelas do crédito rural no âmbito do Pronaf

Da Rádio Senado | 20/04/2020, 17h13

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) defendeu nesta segunda-feira (20), na sessão remota, a aprovação de seu projeto (PL) 1.543/2020, que prorroga, por no mínimo um ano, o vencimento das operações de crédito rural exigíveis entre os dias 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Ele manifestou preocupação quanto aos efeitos da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus, sobre a renda de agricultores de base familiar.

Pela proposta, somente se enquadram dentro dessa regra as operações formalizadas dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas modalidades comercialização, custeio e investimento, acrescentou Mecias de Jesus.

Para o senador, a aprovação desse projeto é essencial, pois, diante desse cenário de incertezas, os agricultores familiares já estão em dificuldade para manter o próprio sustento e pagar contas de energia, impostos e financiamentos.

"A prorrogação de que trata esse projeto se aplica a todas as operações formalizadas por contrato individual, grupal, coletivo, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. dessa forma, damos nossa contribuição para que os efeitos dessa guerra contra a pandemia sejam os menores possíveis”, justificou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)