Davi Alcolumbre diz que Congresso cumprirá sua responsabilidade com o país na crise

Da Redação | 07/04/2020, 17h36

Na primeira sessão deliberativa remota após sua volta ao trabalho, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou nesta terça-feira (7) que o Congresso tem consciência do tamanho de sua responsabilidade no momento de crise causada pela pandemia de Covid-19. Ele ficou 14 dias afastado do Senado, em isolamento domiciliar, depois de ter sido contaminado com o novo coronavírus. O presidente já fez dois novos testes para o vírus e ambos deram resultado negativo.

— Só com muita serenidade, com muita tranquilidade e com muita altivez a vamos conseguir superar essa crise juntos. Nós faremos essa travessia e eu não tenho dúvida do espírito público de todos os líderes deste país, de todos os parlamentares, que têm compromisso com a população, que foram legitimados pelo voto e têm autoridade para estar aqui definindo o destino do nosso país, de milhões de brasileiros — afirmou.

O presidente do Senado informou que já estuda a melhor maneira de compatibilizar os pedidos de relatorias com as proposições que ainda precisam ser votadas em resposta à pandemia. Na lista, definida em reunião entre os líderes partidários estão projetos sobre criação de linhas crédito especiais para empresas, desoneração da folha de pagamentos, imposto sobre grandes fortunas e possibilidade de saque do FGTS.

Até agora, o Senado já aprovou 13 projetos relacionados à pandemia. A maioria dos textos foi aprovada em sessões remotas. Entre os textos já aprovados estão o PDL 88/2020, que reconheceu o estado de calamidade pública no país, e o PL 1.066/2020, que garantiu auxílio emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores informais de baixa renda.

Isolamento

Emocionado, o presidente do Senado alertou para a gravidade da pandemia e sublinhou que não é "apenas uma gripe". Ele relatou ter sentido muitas dores no corpo e na cabeça, especialmente durante os primeiros sete dias em que esteve com a Covid-19. Davi Alcolumbre também fez um alerta sobre a necessidade de isolamento social para conter a pandemia.

— Foram dias muito difíceis, de muita dor, de muito mal-estar e de muito desconforto que eu passei. Quero agradecer a todos vocês o carinho, as mensagens e o pedido para que eu pudesse superar essa pandemia que me atingiu que está atingindo o mundo. Ter oportunidade de ver vocês e de me comunicar com vocês é emocionante porque eu estava com saudades — afirmou Davi Alcolumbre.

Davi também agradeceu ao primeiro vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia, que conduziu os trabalhos durante seu afastamento, e aos servidores do Senado, que trabalharam em uma solução para permitir o funcionamento da Casa por meio das sessões remotas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)