Para Plínio, reforma tributária deve prever compensação para estados

Da Redação | 19/02/2020, 17h23

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (19), que o país precisa de uma reforma tributária. Entretanto, disse, será improvável que o Congresso Nacional aprove uma medida tão complexa no prazo curto de apenas três meses. Segundo ele, ainda não é possível saber que textos serão apresentados pelo Senado e pela Câmara ou ainda se o Executivo também enviará uma proposta.

Segundo o senador, uma reforma desse porte não terá tramitação tão fácil e rápida no Parlamento. Plínio disse que estudos já apontam a perda de arrecadação com tributos para os estados. De acordo com ele, a reforma não pode prejudicar as receitas estaduais e deve conter medidas de compensação de possíveis prejuízos.

— Quando se apregoa por aí que vão votar a reforma tributária em três meses, eu digo aqui que não vão. Não vão votar em três meses. Como é que eu, do Amazonas, e o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) vamos aprovar uma reforma dessas que prejudica os nossos estados? Nunca! E esse nunca implica conversação, negociação, obstáculo, porque nós somos senadores da República, mas representamos os nossos estados. Então, ninguém vai dar tiro no pé — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)