Vanderlan defende investimentos para conter prejuízos causados pelas chuvas

Da Redação | 18/02/2020, 19h59

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) defendeu em Plenário, nesta terça-feira-feira (18), mais investimento público em infraestrutura urbana para evitar as mortes e os prejuízos causados pelas enchentes que afetaram vários municípios brasileiros, inclusive no seu estado, Goiás. Segundo ele, são problemas recorrentes, que acontecem todos os anos no mesmo período, sem que os governos consigam resolvê-los.

— Por que ainda não conseguimos evitar tantas tragédias que se repetem todos os anos em nosso país? Porque precisamos investir, a médio e longo prazo, nas soluções das cidades, e isso não vem acontecendo. Os nossos gestores não estão fazendo as contas com os olhos no futuro — alertou.

Vanderlan, que já foi prefeito, disse que há vários modos de se evitar enchentes e alagamento. Segundo ele, basta que o poder público invista em obras de infraestrutura. Para ele, uma maneira viável de se evitar essas tragédias, que castigam milhares de famílias, é a construção de pequenas centrais hidrelétricas .

— Todas essas enchentes e alagamentos, teriam sido amenizados ou evitados se o Brasil tivesse investido nessas pequenas centrais hidrelétricas, isso porque, além de gerar energia limpa e barata, essas centrais são reguladoras naturais dos lagos e evitariam enchentes e deslizamentos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)