Telmário Mota pede revisão da Lei de Migração

Da Rádio Senado | 10/02/2020, 16h39

O senador Telmário Mota (Pros-RR) pediu nesta segunda-feira (10) em Plenário a revisão urgente da Lei de Migração (Lei Nº 13.445/2017), diante da chegada em massa de refugiados venezuelanos a Roraima. Para o senador, a realização de manifestações em Pacaraima contra a presença de estrangeiros se justifica pelo grande número de casos de furto, roubo, assassinato e até o estupro de uma criança, praticados por pessoas do país vizinho.

— Em Roraima, para se ter uma ideia, um estado de 500 mil pessoas, chegaram mais de 100 mil. Na época em que foi criada a acolhida que o Brasil fez aos venezuelanos, eu defendi que essa acolhida fosse feita na própria Venezuela. O Brasil deveria realmente fazer ajuda humanitária, mas dentro da Venezuela, como nós fizemos no Haiti. 

Telmário afirmou ainda que a população de um país como a Venezuela, que tem 30 milhões de pessoas, não cabe nem no estado de São Paulo, nem no município fronteiriço de Pacaraima. Segundo ele, as informações sobre a difícil situação em Roraima já chegaram ao presidente Jair Bolsonaro, que estaria disposto a mudar a Lei de Migração. O senador pediu apoio aos colegas para alterar a legislação.

— No formato em que [a legislação] está, não há condições de Roraima existir mais e nem de o Brasil fazer essa acolhida. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)