Rádio Senado disponibiliza podcasts com debates sobre obras literárias

Da Comunicação Interna | 26/12/2019, 15h51

Os debates sobre obras literárias do projeto Roda de Leitura, realizado mensalmente pela Biblioteca do Senado, agora estão disponíveis em podcasts produzidos pela Rádio Senado.

A Roda de Leitura é realizada sempre na última quinta-feira de cada mês, no saguão da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, aberta a todos os que têm interesse em participar. Um convidado esmiúça a obra e a carreira de um autor específico, abrindo espaço para conversa com os demais presentes. Participam especialistas, consultores legislativos e demais servidores do Senado para conversar sobre publicações existentes no acervo.

A proposta, segundo Patrícia Coelho, coordenadora da Biblioteca, é oferecer novas possibilidades de interpretação para escritores e suas obras. Com os podcasts, mais pessoas poderão ter acesso ao projeto.

— A nossa intenção com o podcast é ampliar o acesso do programa a toda a população e não ficar restrito apenas a pessoas que têm condições de vir à biblioteca — ressaltou Patrícia.

Perenidade

A profundidade dos debates da Roda de Leitura chamou a atenção do jornalista Marco Antônio Reis, apresentador do Autores e Livros, programa semanal da Rádio Senado dedicado à literatura. Ele propôs então que, além da divulgação normal do evento, o conteúdo original dos debates fosse gravado na íntegra e transformado em podcast.

— A ideia é fazer com que esse conteúdo não se perca, até por se tratar de um debate de alto nível, travado por pessoas que entendem muito do assunto — acentuou Marco Antônio.

Os debates do Roda de Leitura são veiculados como episódios extras dos podcasts do programa Autores e Livros. Além deles, a Rádio Senado disponibiliza uma série de produtos nesse novo formato, desde junho.

Como acessar

Para ouvir o podcast do Roda de Leitura basta acessar os principais agregadores de conteúdo de áudio pela internet (Spotify, Deezer), e pesquisar pelo termo “autores e livros”.

Até agora duas edições do projeto foram ao ar. A primeira, “Moacyr Scliar — vida e obra”, com 63 minutos de duração, foi realizada originalmente em 26 de setembro. A conversa contou com a participação do senador Confúcio Moura (MDB-RO) e foi conduzida pelo servidor Osmar Farouck, chefe do Serviço de Pesquisa Parlamentar da Biblioteca. 

A segunda edição em podcast é “O serviço público na obra de Machado e Tchekhov”, com 65 minutos, promovida em 31 de outubro e tendo à frente o consultor legislativo Luciano Póvoa.

Serviço

Roda de Leitura: sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no saguão da Biblioteca do Senado.
Autores e Livros: na Rádio Senado, sábado, às 17h, e domingo, às 9h (reapresentação). Disponível na internet às sextas-feiras. Apresentação de Marco Antônio Reis; entrevistas de Margarida Patriota; produção de Anderson Mendanha e Ana Beatriz Santos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)