Flávio Arns destaca o papel das Apaes em 2,2 mil municípios

Da Rádio Senado | 11/12/2019, 17h14

O senador Flávio Arns (Rede-PR) destacou nesta quarta-feira (11) em Plenário o trabalho desempenhado pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as Apaes, movimento surgido há 65 anos no então Estado da Guanabara. Ele lembrou que, a partir da primeira unidade, as Apaes se estenderam por mais de 2,2 mil municípios, sendo o maior movimento a favor da pessoa com deficiência do mundo. 

Ao registrar a passagem do Dia Nacional das Apaes, o senador ressaltou que o símbolo da entidade consiste numa flor e duas mãos, representando apoio, proteção e orientação. Acrescentou que o movimento reúne pais, pessoas com deficiência, profissionais, amigos e voluntários da área, com um conjunto de atividades essenciais para a cidadania.

Flávio Arns também falou sobre a entrega da Comenda Dorina Nowill, na semana passada, pelo Senado, com o objetivo de homenagear quem se destaca no atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. Dorina Nowill, ressaltou, foi uma pedagoga de São Paulo, especializada na área da deficiência visual. O senador também recordou que nesta terça-feira (10) foi entregue a Comenda Zilda Arns, homenageando pessoas e instituições que atuam na área da criança e do adolescente.

— Zilda Arns, eu a chamo de Tia Zilda, irmã do meu pai (...), foi coordenadora da Pastoral da Criança, um trabalho de 36 anos no Brasil, inclusive acompanhando, ainda hoje, um milhão de crianças em nosso país, com 160 mil voluntários — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)