Arolde pede aprovação de projeto sobre Política Nacional de Economia Solidária

Da Rádio Senado | 11/12/2019, 17h57

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) defendeu, nesta quarta-feira (11), em Plenário, a aprovação do PLC 137/2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Economia Solidária e cria o Sistema Nacional de Economia Solidária.

Segundo ele, o mundo vive um momento de transição, no qual a tecnologia da comunicação, associada à inteligência artificial, exige a qualificação de trabalhadores para assumir os postos de trabalho. Esse cenário faz com que a economia solidária se transforme no instrumento próprio para inserir no mercado milhões de trabalhadores, reduzindo, assim, a tensão social própria de períodos de alto desemprego, afirmou.

Arolde citou como exemplos de entidades desse segmento, que se caracterizam pela gestão democrática, as organizações não governamentais e as cooperativas.

— A economia solidária é interessante, porque ela, de certo modo, nos remete ao período pré-industrial, quando havia uma divisão do trabalho na produção. Pois hoje, em pleno século 21, nós temos que encontrar nesse mesmo mecanismo uma alternativa para aliviar o peso do Estado, para gerar riqueza com o estímulo e a motivação ao autotrabalho e ao empreendedorismo — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)