Chico Rodrigues propõe criação de campo de refugiados para venezuelanos

Da Rádio Senado | 04/12/2019, 17h22

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) reclamou, nesta quarta-feira (4), em Plenário, da demora e da falta de sincronia das ações governamentais para resolver a crise que atinge Roraima em decorrência da migração de venezuelanos que fogem do país vizinho. Para o senador, o comitê criado buscou uma solução equivocada, ao acolher os venezuelanos em 14 abrigos, que de acordo com ele conseguem atender apenas 20% das pessoas. Ele defendeu a criação de um campo de refugiados.

— O único país do mundo onde os refugiados são abrigados em abrigos urbanos é o Brasil, no estado de Roraima. No mundo inteiro, são criados o quê? Campos de refugiados — afirmou. 

Chico Rodrigues lembrou que hoje vivem em Roraima 50 mil venezuelanos, tendo já passado pelo estado mais de 400 mil. E o governo estadual não consegue oferecer a esse contingente de imigrantes os serviços básicos essenciais, como alimentação, saúde, educação e segurança.

— E pior é que, segundo os relatos da ONU do mês de outubro, no próximo ano poderão entrar no estado mais 100 mil venezuelanos, porque, quanto mais se agrava a crise com o presidente Maduro, lá na Venezuela, mais eles, obviamente, tangidos pela fome, pela doença, saem. (...) No nosso caso, mais de 400 mil que por ali passaram, 50 mil morando e mais 100 mil para entrar — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)