Senado poderá criar a Comenda Cora Coralina e premiar escritores

Da Redação | 18/11/2019, 18h09

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar nesta terça-feira (19), a partir das 11h, a criação, pelo Senado, da Comenda Cora Coralina (PRS 47/2019). A sugestão é da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), e caso a premiação seja criada, homenageará até três escritores brasileiros por ano.

A escolha dos premiados partirá de um conselho, a ser composto por representantes de todos os partidos com assentos no Senado. Qualquer senador poderá indicar candidatos à premiação, a partir de um texto com as justificativas. Na CE, a proposta já tem o parecer do relator, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), pela aprovação. Caso o texto seja aprovado pela CE, será ainda analisado pela Comissão Diretora do Senado.

Artistas de rua

A CE também pode aprovar o projeto que regula as apresentações artísticas nas estações de metrôs e ônibus, e em seus arredores (PL 3964/2019). O objetivo, diz o autor, senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB), é garantir direitos a artistas de rua que usam as estações para suas apresentações, em troca das contribuições voluntárias dos usuários.

O relator, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), observa que as apresentações de artistas em estações de metrô ou ônibus são uma tradição cultural não só no Brasil, mas em diversos outros países. No Brasil, porém, são comuns os conflitos com autoridades policiais, que reprimem os artistas em nome da "ordem pública" ou por outras razões alegadas. O senador ainda entende que a aprovação de uma legislação nacional sobre o tema tornou-se importante, pois alguns estados e municípios aprovaram leis proibindo que estes artistas se apresentem nas estações e seus arredores.

Pelo texto em análise, as apresentações e manifestações artísticas nas estações serão reguladas pelo poder público, não podendo interferir na qualidade da prestação dos serviços públicos de transporte ou no bem-estar dos usuários. Ficam liberadas as apresentações musicais vocais ou instrumentais, de poesia, de teatro, de dança, de artes plásticas e visuais.

No relatório, Gomes defende que "a arte faz parte do DNA humano desde os primórdios da civilização". Lembra que na Grécia antiga por exemplo, as cantigas e tradições populares eram cantadas e contadas nas praças para a população em geral.

Meia-entrada

Também pode ser aprovado na reunião da CE desta terça-feira, a proposta que estende a professores de todo o país os benefícios da meia-entrada (PL 3941/2019).

A reunião será na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, no Anexo 2.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h13 Emendas impositivas: Senado aprova em primeiro turno a PEC 48/2019, que autoriza a transferência de recursos federais a estados, ao Distrito Federal e a municípios mediante emendas ao projeto de lei orçamentária anual.
18h44 Embaixador no Haiti: Senado aprova o diplomata Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Haiti.
18h44 Embaixador no Cazaquistão: Senado aprova o Rubem Antonio Correa Barbosa para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Cazaquistão e, cumulativamente, na República Quirguiz e no Turcomenistão.
Ver todas ›