CI vai debater projeto que permite concessão de áreas do pré-sal

Da Redação | 18/11/2019, 10h50

Projeto que permite a licitação para concessão de exploração de petróleo em áreas do pré-sal em situações em que esse regime for mais vantajoso para o país, acabando com a preferência da Petrobras no regime de partilha de produção, será tema de debate na Comissão de Infraestrutura (CI). A audiência será realizada na próxima terça-feira (19), às 9h.

De iniciativa do senador Jean Paul Prates (PT-RN), o requerimento para debater o PL 3.178/2019 convidou o secretário-adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, João José Nora Souto, e o gerente executivo da Petrobras, Fernando Assumpção Borges, entre outros.

De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o projeto recebeu voto pela aprovação do relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). José Serra explica que o polígono do pré-sal possui campos petrolíferos com potenciais geológicos diversos. Alguns, segundo o parlamentar, são de boa produtividade, enquanto outros são menos promissores.

Se o regime de partilha é adequado para os campos petrolíferos com grande potencial produtivo, o mesmo não se pode dizer para os campos com menor potencial. Para estes, de acordo com Serra, a licitação no regime de concessão é a mais recomendável para atrair empresas que não farão ofertas se a licitação for no regime de partilha de produção.

No último leilão de áreas do pré-sal o ministro da Economia, Paulo Guedes, culpou o regime de partilha por não haver interessados em grande parte dos blocos de exploração oferecidos.

O debate será realizado no plenário 13 da ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)