Sessão temática recebe ministros para debater situação da Amazônia

Da Redação | 31/10/2019, 11h06 - ATUALIZADO EM 01/11/2019, 13h15

Texto atualizado em 1º/11 para informar adiamento da sessão temática

O Senado fará uma sessão temática para discutir a situação da Amazônia. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região teve um total de área desmatada nos primeiros sete meses de 2019 correspondente a 4,5 mil quilômetros quadrados, 60% a mais que no mesmo período do ano passado. A sessão estava marcada para terça-feira (5), no Plenário do Senado, mas foi adiada. Nova data será definida.

Os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe receberam duras críticas do governo federal, levando à exoneração do então presidente do órgão, Ricardo Galvão, em agosto. O presidente Jair Bolsonaro declarou que os dados sobre o desmatamento eram exagerados e acusou Galvão de atuar em prol de ONGs ambientalistas.

Foram convidados para a sessão o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o governador do Amapá e membro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Góes; e o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo. Além deles, também vão participar da sessão os ex-ministros do Meio Ambiente Rubens Ricupero e Marina Silva.

Em debate realizado pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), em setembro, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Paulo Moutinho, afirmou que nos últimos anos a ocupação irregular de áreas públicas na região amazônica tem aumentado e destacou que uma parte significativa do desmatamento na Amazônia está associada a ilegalidades.

Moutinho destacou ainda que as terras privadas na Amazônia, em sua maioria áreas agrícolas e de pastagens, correspondem a 21% da área total da floresta e são responsáveis por 35% do desmatamento. Já as terras indígenas têm 25% da área da floresta e respondem por apenas 1% do desmatamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)