Senado aprova empréstimo internacional para Vila Velha

Da Redação | 29/10/2019, 17h50

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (29) a contratação de operação de crédito externo, com garantia da União, entre o município de Vila Velha (ES) e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 27,6 milhões (PRS 108/2019). A autorização já havia sido aprovada mais cedo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e enviada ao Plenário em regime de urgência.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, os recursos serão destinados ao Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais na cidade, com o objetivo de viabilizar obras de drenagem e pavimentação de vias, calçadas e ciclovias e a instalação de pontos e abrigos de ônibus em pelo menos 30 bairros do município. Além disso, o programa pretende utilizar os recursos para estruturar unidades de conservação e preservação ambiental no município.

O relator da matéria na CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), recomendou a aprovação do empréstimo. Ao pedir o apoio dos senadores à aprovação da operação de crédito, a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) afirmou que a prefeitura precisa dos recursos para melhorar a infraestrutura do município. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que morou em Vilha Velha, celebrou a aprovação do empréstimo. O prefeito do município, Max Filho, acompanhou a votação da matéria no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)