Esteio, no Rio Grande do Sul, é a Capital Nacional da Solidariedade, aprova CE

Da Redação | 29/10/2019, 14h54

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (29) um relatório do senador Lasier Martins (Podemos-RS) que reconhece a cidade de Esteio (RS) como a Capital Nacional da Solidariedade (PL 4.488/2019). Lasier afirmou que a cidade deseja ser reconhecida desta forma por ser a solidariedade entre seus habitantes sua característica marcante, especialmente nos últimos anos, quando foi atingida por violentos fenômenos naturais, que devastaram as vidas de muitas das famílias desse município gaúcho. Essas famílias só puderam reconstruir suas vidas graças à cultura de solidariedade que se intensificou como resposta às tragédias vivenciadas.

— Embora a cooperação, a vida em comunidade e a ajuda ao próximo estejam presentes na história da cidade, nos últimos anos este sentimento ficou mais forte ainda. Esteio, neste período, foi atingida por diversas enxurradas e tempestades que resultaram em enormes prejuízos a seus habitantes. A superação destas adversidades só foi possível graças à solidariedade do povo, que de forma recorrente engaja-se em muitas campanhas de auxilio e doação àqueles que mais precisam. Além disso, diversas instituições realizam, de forma permanente, um trabalho de grande atuação junto às comunidades vulneráveis — justificou o senador.

Para Lasier, trata-se de uma justa homenagem não só à cidade, mas a todos que se dedicam à promoção do bem comum.

A análise da proposta segue agora ao Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h10 Empréstimos externos: Os senadores aprovaram o PRS 16/2021, que autoriza aditamentos contratuais a operações de crédito externo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Texto vai a promulgação.
18h38 Empréstimos externos: Os senadores aprovaram o texto principal do projeto que autoriza aditamentos contratuais a operações de crédito externo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (PRS 16/2021). Seguem votando destaque de emenda.
18h22 Jornalistas microempreendedores: Após aprovação do texto principal, o PLP 30/2021 foi retirado de pauta para que sejam analisados pedidos de destaques à proposta. O PLP permite aos jornalistas se tornarem microempreendedores individuais.
Ver todas ›