Zenaide Maia pede que PEC Paralela amenize perdas dos trabalhadores com a reforma da Previdência

Da Rádio Senado | 24/10/2019, 18h26

A  senadora Zenaide Maia (Pros-RN) pediu nesta quinta-feira (24) em Plenário aos parlamentares que aproveitem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019 para amenizar o que qualificou de males causados pela reforma da Previdência (PEC 6/2019) aos trabalhadores do país.

Ela afirmou que, na discussão da PEC Paralela, os senadores deveriam ter um olhar humano, pensar nas pessoas e não apenas nos números. Acrescentou que, como as reformas trabalhista e da Previdência foram aprovadas pela maioria do Congresso, o Legislativo divide com o Executivo a responsabilidade pela retirada de direitos dos brasileiros.

— Tivemos agora, com tristeza, com todo o respeito a esta Casa, que aprovou, sendo que uma grande parte comemorou, a reforma da Previdência. Vemos mais uma vez o Congresso aprovando o desmonte da seguridade social, criada na Constituição de 1988. Existem, inclusive, universidades brasileiras que questionam esse déficit. E, quando dizem que o maior déficit deste país é o da Previdência, olhem o Orçamento Geral da União. Vamos tomar como base o de 2017, que é a base para os 20 anos de congelamento. Quase 50% do que os brasileiros pagam de imposto são para juros e serviços de uma dívida a bancos. Que nenhum governo permitiu, mesmo havendo isto na Constituição, que ela fosse auditada — afirmou.

Zenaide Maia comparou a situação brasileira com a do Chile. Para ela, as políticas liberais implementadas por sucessivos governos levaram a maioria do povo a perder a esperança no futuro, o que provocou a atual onda de manifestações, levando famílias inteiras às ruas.

Se você dá motivo a um povo, a uma nação, de achar que não tem mais esperança de dias melhores (...) para os seus filhos, isso faz com que o povo vá à rua, sim, reivindicar os seus direitos — afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)