Senado celebra campanha de conscientização em mês do diabetes

Da Redação | 24/10/2019, 16h51

O Plenário promove na próxima quinta-feira (7) uma sessão especial para celebrar o Novembro Azul, a campanha de conscientização sobre o diabetes. O requerimento é do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que é diabético e foi relator do projeto que criou a Política Nacional de Prevenção do Diabetes (PLC 133/2017). A sessão está marcada para as 10h.

O diabetes é uma doença crônica que pode levar a cegueira, insuficiência renal e amputação. “Com base em dados da International Diabetes Federation, o Brasil se posiciona em quarto lugar em um ranking de países com maior número de pessoas portadoras de diabetes. Há estimativa de que a doença atinja, pelo menos, 7% da população, além de ser a quarta causa de morte do nosso país, com um aumento de 12% entre os anos de 2010 e 2016”, explica Kajuru no requerimento.

O Dia Mundial do Diabetes foi definido pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde como 14 de novembro, em 1991. Desde então, utiliza-se a cor azul como símbolo da data, que busca promover a conscientização sobre a doença. No Brasil, a campanha começou em 2007, mas um ano depois surgiu a campanha sobre o câncer de próstata, que utiliza a mesma cor como símbolo. A sessão tem como objetivo homenagear os agentes que desenvolvem a campanha do Novembro Azul para o diabetes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)