Senado instala subcomissão para tratar de desenvolvimento sustentável

Da Redação | 23/10/2019, 19h29

Foi instalada nesta quarta-feira (23), no âmbito da Comissão de Meio Ambiente (CMA), a Subcomissão Temporária Brasil Século XXI. O senador Jaques Vagner (PT-BA) foi eleito, por aclamação, presidente do colegiado. Para vice-presidente, foi eleito o senador Confúcio Moura (MDB-RO). O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) foi designado relator.

A subcomissão temporária foi criada com o objetivo de propor políticas públicas e reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que representem um novo arranjo verde para o desenvolvimento sustentável. O colegiado também apresentará ideias para alavancar os investimentos nacionais e estrangeiros com o objetivo de gerar emprego e renda, reduzir a desigualdade e falhas estruturais e promover sustentabilidade.

Jaques Wagner afirmou que a comissão mostrará que é possível trabalhar com sustentabilidade social, ambiental e econômica para promover o desenvolvimento e a inclusão social. Ele sugeriu ainda a alteração do nome da comissão.

— O título de batismo “Subcomissão Brasil Século XXI” remete um pouco ao plano de trabalho do ex-presidente Michel Temer. Eu prefiro que ela seja batizada com a ideia efetiva da subcomissão. Comissão do grande salto de sustentabilidade ou grande impulso de sustentabilidade — disse o senador.

A subcomissão promoverá amplo debate com representantes sindicais, empresariais e da sociedade civil, como cientistas, juristas, ambientalistas, intelectuais e ativistas para subsidiar propostas legislativas que levem o país a caminhar para um novo arranjo verde para o desenvolvimento sustentável, conhecido como o "Big Push Ambiental". Wagner destacou que a primeira atividade da comissão será um seminário, com a participação de formuladores e estudiosos, para discutir sustentabilidade e desenvolvimento.

Além de Jaques Wagner, Confúcio Moura e Styvenson Valentim são membros da comissão os senadores Otto Alencar (PSD-BA), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Leila Barros (PSB-DF).

De Maria Helena, sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)