CE aprova título de Capital Nacional da Seda para Nova Esperança, no Paraná

Da Redação | 22/10/2019, 13h18

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei 4.487/2019, que confere ao município de Nova Esperança (PR) o título de Capital Nacional da Seda. A cidade é a maior produtora da fibra na América Latina.

O relator, senador Flavio Arns (Rede-PR), explicou que o reconhecimento é importante para a cidade, pois a produção de casulos do bicho-da-seda está ligada a tradições de longa data. O desafio agora é não permitir que a sericicultura perca espaço com o passar do tempo, sensibilizando especialmente os mais jovens para a sucessão familiar.

— Nova Esperança responde por 15% dos casulos verdes produzidos no Paraná. São mais de 325 mil quilos por safra, o que a torna a maior produtora de seda na América Latina. Temos a expectativa de que, com a visibilidade que a concessão do título trará, possamos atrair mais investimentos, impulsionando a geração de empregos — afirmou Arns.

A sericicultura é a atividade caracterizada pela cultura do bicho-da-seda, e a venda de seu casulo às empresas de fiação. A produção do casulo engloba o cultivo da amoreira, cujas folhas são o único alimento deste lepidóptero, e a criação da lagarta. O projeto segue agora para o Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)