Dário Berger presta homenagem aos professores e pede fim de contingeciamento de recursos da educação

Da Redação | 15/10/2019, 18h10

O senador Dário Berger (MDB-SC) destacou, nesta terça-feira (15), em Plenário, o Dia do Professor, comemorado nesta data. Ele registrou que o Brasil tem 2,4 milhões de professores, dos quais 77% na rede pública. Ou seja, cerca de 1,85 milhão de professoras e professores são da rede pública. Na sua opinião, esse oficio é o mais importante de todas as demais profissões, considerando-se que sem um professor nenhuma outra existiria. O parlamentar se manifestou pelo aumento dos recursos investidos na educação, com o fim do contingenciamento de recursos orçamentários.

De acordo com o senador, os governos não devem poupar recursos nem investimentos, muito menos contingenciar o orçamento da educação, que é a fonte de inspiração para a formação da juventude que representa a  “esperança viva de um futuro melhor”.  Ele defendeu mais investimentos no setor. Para Dário, uma grande nação se constrói com uma base sólida e investimentos em educação. O senador afirmou os professores têm enorme responsabilidade social: são eles os responsáveis por repassar todo o seu conhecimento às novas e futuras gerações, algo que pode ser considerado um dom, enfatizou.

— Não há dúvida de que a educação deve seguir uma receita simples: investir no professor para garantir o futuro do aluno. A educação é a mais sublime forma de independência de um ser humano, porque é conquistada através do conhecimento. E, quanto maior o conhecimento, quanto mais educado o cidadão, melhores suas perspectivas de vencer na vida — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)