Steve Bannon participará de seminário na Comissão de Relações Exteriores

Da Redação | 02/10/2019, 14h22

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) promoverá em novembro o seminário Ambientalismo e Geopolítica. E um dos participantes do evento será Steve Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca na administração de Donald Trump. Bannon ocupou o cargo entre janeiro e agosto de 2017, depois de ter sido o coordenador de marketing da campanha eleitoral de Trump. Ele também foi membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

A ida de Bannon à CRE atende pedido do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como explicou o senador Marcio Bittar (MDB-AC), que apresentou o requerimento para o seminário.

— Discutiremos as mudanças climáticas, as disputas comerciais globais e o jogo do poder internacional. Bannon irá a São Paulo no início de novembro, e o Eduardo Bolsonaro me sugeriu que ele viesse aqui na CRE. É uma pessoa que pode acrescentar muito às discussões sobre a atual geopolítica e questões ambientais, inclusive no debate com senadores que têm um ponto de vista diferente do dele. Eu pessoalmente comungo em termos gerais com a visão política de Bannon e avalio que será uma boa contribuição visando ao aprofundamento do debate na sociedade e aqui no Senado — disse Bittar.

A data exata do seminário ainda será definida pelo presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Além de Bannon, participarão o economista norte-americano Patrick Wood, autor do livro Tecnocracia: o caminho difícil para a ordem mundial, e dom Bertrand de Orleans e Bragança, autor do livro Psicose Ambientalista. Esses dois convidados também atendem ao requerimento de Bittar.

Por sugestão de Esperidião Amin (PP-SC), também estão sendo chamados ao seminário o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)