Senado homenageia Joaquim Roriz

Da Redação | 27/09/2019, 17h35

O Senado realizou nesta sexta-feira (27) uma sessão especial em homenagem ao ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, pela passagem do primeiro ano de seu falecimento. Roriz foi o primeiro governador eleito da história do DF. Antes, atuou como ministro da Agricultura, vereador, deputado estadual, deputado federal e vice-governador de Goiás.

Autor da homenagem, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, disse que Roriz foi o maior líder político da região, tendo reconhecido o trabalho dos líderes comunitários locais. O parlamentar afirmou que as melhorias conquistadas por Brasília e região só foram possíveis porque o ex-governador enxergou "o sentimento de Juscelino Kubitschek" e estendeu seu olhar a todos, ao governar para o presente e para o futuro.

Izalci destacou que Roriz tinha um modo único de governar, ao estabelecer contato direto com o povo das regiões administrativas, além de manter um estilo de comunicação direto e simples, em que falava "a língua do povo". Entre as obras de destaque da gestão Roriz, o senador citou o Complexo Cultural da República, o metrô, a Ponte JK, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a cidade de Águas Claras e um conjunto de obras viárias de infraestrutura que viabilizaram o progresso do DF.

Conquistas

A sessão teve início com a execução do hino brasileiro e a exibição de um vídeo sobre a história de Joaquim Roriz. A filha do político, a ex-deputada federal e distrital Jaqueline Roriz (DF) disse que ele tinha preocupação com o ser humano e, principalmente, com as pessoas mais pobres. Ela afirmou que os lotes de terra distribuídos por Roriz no DF constituíam apenas uma parcela pequena das conquistas da população amparada pelo ex-governador, que cultivava a humildade e a simplicidade em seu modo de agir.

O senador Reguffe (Podemos-DF) destacou que Roriz foi governador do DF quatro vezes, três delas eleito pela população local. O parlamentar defendeu o debate de ideias e afirmou que “a política, assim como a vida, principalmente nos dias de hoje, deve contribuir para a busca de virtudes e não de defeitos”. O senador destacou ainda que Roriz era um homem religioso, atento à família e preocupado com os mais humildes.

Suplente de senador pelo estado de Goiás, o advogado Eládio Barbosa Carneiro disse que Roriz foi um benfeitor do Distrito Federal, “que nos inspirou em vida e continua a nos inspirar”. Ele destacou ainda a atuação do político como empresário e pecuarista.

Empreendedor

Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Manoel de Andrade Neto disse que Roriz era um homem de qualidades, “empreendedor e prospector de felicidade ao acolher os mais carentes, que precisavam da força do Estado para libertá-los da fome”.

— Roriz sabia como governar e acolher a melhor proposta em favor da sociedade.

Líder comunitário do núcleo rural Casa Grande, Aníbal Rodrigues disse que teve a felicidade de participar da comissão que acompanhou Joaquim Roriz de Goiânia a Brasília, no início da atuação política do ex-governador. A sessão foi encerrada com a participação da dupla sertaneja Zé Mulato e Cassiano, que executou as canções “Meu Céu” e “Sertão ainda é sertão”, da preferência de Roriz.

Joaquim Roriz foi eleito senador pelo DF em 2006, cargo ao qual renunciou em 2007 após denúncias de participação em desvio de dinheiro público. Nascido em Luziânia (GO), ele morreu no dia 27 de setembro de 2018, aos 82 anos, após choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)