Para Paulo Rocha, Bolsonaro erra ao ideologizar debate sobre a Amazônia

Da Rádio Senado | 26/09/2019, 11h12

O senador Paulo Rocha (PT-PA), afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (26), que o presidente Jair Bolsonaro erra ao ideologizar o debate internacional sobre a Amazônia e a preservação ambiental. Para ele, Bolsonaro denomina aqueles que se preocupam com o meio ambiente de “esquerdopatas” ou “comunistas”, enquanto a floresta grita por socorro.

Paulo Rocha lembrou que, em 2016, o Brasil se comprometeu a dar fim ao desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Mas, conforme o senador, no primeiro ano de governo Bolsonaro, o que se constatou foi o retrocesso na aplicação das leis de proteção ambiental e o enfraquecimento das agências federais responsáveis pela política nessa área, além de desnecessários ataques a organizações e indivíduos que trabalham pela preservação da floresta.

— Há, sim, incentivo do governo de incendiar a Amazônia para beneficiar o agronegócio, para beneficiar os devastadores. Inclusive, o presidente, o governo maneja tão mal esse problema que o Brasil sequer foi relacionado para discursar no programa inicial da Cúpula do Clima da ONU [Organização das Nações Unidas], porque a intenção do evento era dar espaço para as falas daqueles países que tivessem atitudes inspiradoras sobre o combate à crise ambiental mundial e demonstrassem novas metas a serem perseguidas — relatou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)