Humberto Costa critica política econômica do governo Bolsonaro

Da Redação | 26/09/2019, 11h41

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou nesta quinta-feira (26), em Plenário, a inoperância do governo federal em relação à política econômica. A população mais pobre tem sentido ainda mais os efeitos da crise, devido ao desmonte acelerado dos programas sociais, alertou. De acordo com ele, os moradores da Região Nordeste são os mais prejudicados.

— Não temos as ações do governo federal importantes para a retomada econômica do Brasil e do Nordeste. A política econômica deste governo se apoia em três pilares: cortar investimentos, retirar direitos e pedir tempo para que essa combinação trágica surta algum resultado. Melhora na condição de vida, não virá nenhuma. Quanto mais tempo este governo tiver, menos investimentos e menos direitos haverá. É por isso que ele tem de acabar o quanto antes — declarou.

Para o senador, os governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff agiram decisivamente para equilibrar a Federação e oferecer oportunidades às áreas mais periféricas. Mas com Bolsonaro, disse, o Nordeste perdeu prioridade e, com isso, os reflexos para a região são extremamente nocivos.

Humberto ressaltou ainda os esforços dos estados nordestinos diante do atual cenário e os resultados expressivos obtidos — que, na avaliação dele, poderiam ser melhores, caso o governo federal tivesse uma política de Estado para a retomada da economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)