Girão pede limitação de foro privilegiado e instalação da CPI dos Tribunais

Da Redação | 20/09/2019, 12h21

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), nesta sexta-feira (20), em Plenário, convocou a população brasileira para ir a Brasília no dia 25 de setembro para cobrar da Câmara dos Deputados a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que limita o foro privilegiado aos presidentes dos três Poderes e para pedir a abertura do processo de impeachment de ministros de Supremo Tribunal Federal, além da instalação da CPI dos Tribunais Superiores no Senado.

Quanto à comissão para apurar eventuais irregularidades praticadas por integrantes de tribunais superiores, Girão lembrou que o objetivo não é atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais, mas fortalecê-los, de modo a garantir funcionamento adequado a instituições fundamentais à democracia.

Apesar de afirmar que o Judiciário é o único Poder que ainda pode ser comparado a uma "caixa-preta", o senador ressalvou que a maioria de seus membros é íntegra e apenas uma minoria precisa ser investigada.

— E é fundamental que isso ocorra o quanto antes para este país se libertar, para renascer com força para o mundo, porque o mal de todos os males para a nação é essa chaga, a corrupção, que há décadas coloca o país de joelhos para a impunidade — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
17h45 Microcefalia: Pensão para portadores de microcefalia por Zika vírus pode englobar um número bem maior de crianças, comunica o relator da MP 894/2019, senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele pediu prazo até quarta (16) para concluir o relatório.
17h23 Pessoal para a Defensoria: Plenário aprovou PLV 23/2019, decorrente da Medida Provisória 888/2019, que dispõe sobre requisições de pessoal para a Defensoria Pública da União. Texto vai à sanção presidencial.
17h21 Prorrogação de contratos: Plenário aprovou Medida Provisória 887/2019, que autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa
Ver todas ›