Luís Carlos Heinze homenageia Revolução Farroupilha

Da Rádio Senado | 19/09/2019, 19h58

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) prestou homenagem nesta quinta-feira (19), em Plenário, à Revolução Farroupilha, que teve como estopim a tomada de Porto Alegre, em 20 de setembro de 1835. Ele lembrou que a verdadeira causa do conflito, que trouxe no ano seguinte a proclamação da República Rio-Grandense, foi a insatisfação dos estancieiros gaúchos com os pesados impostos sobre o charque nacional e o câmbio sobrevalorizado, que faziam com que a carne uruguaia e a argentina chegassem com um preço mais em conta ao mercado brasileiro.

Heinze fez um paralelo com a situação atual, dizendo que os produtores gaúchos encaram uma carga tributária colossal, com acúmulo de tarifas federais, estaduais e municipais, o que prejudica a competitividade do agronegócio da região e do país.

A taxação sobre os alimentos no Brasil é hoje de 33%, enquanto em países da Europa, como Alemanha e Itália, e Estados Unidos, na América do Norte, está em torno de 7% a 10%. Perde o produtor e paga o consumidor. São parcos os subsídios a que o produtor rural brasileiro tem acesso, se comparados aos bilionários recursos disponíveis para os congêneres europeus, com forte impacto nas cotações internacionais das commodities — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)