Senado aprova novos embaixadores na Bósnia e na Guiana

Da Redação | 18/09/2019, 19h20

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) a indicação dos diplomatas Lineu Pupo de Paula e Maria Clara Duclos Carisio para chefiarem as embaixadas brasileiras na Bósnia e Herzegovina e na República Cooperativa da Guiana, respectivamente.

Pupo de Paula é membro do Itamaraty desde 1982 e já trabalhou nas representações diplomáticas brasileiras na antiga Alemanha Ocidental, no Equador, na Argentina, em El Salvador, em Honduras e na Venezuela, além de atuar junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Duclos Carisio também ingressou no ministério em 1982, e trabalhou em missões na Suíça, na Irlanda, na Bélgica e na Alemanha. Integrou divisões temáticas do Itamaraty sobre regiões globais e sobre política comercial, e atuou junto à Comunidade Econômica Europeia (CEE). A embaixada na Guiana, que ela assumirá, teve como último titular justamente Pupo de Paula.

O novo embaixador na Bósnia foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na semana passada. Na ocasião, ele afirmou que o país europeu tem um grande potencial para a exploração de minério e pode ser um foco de exportação de grãos. Já Duclos Carisio passou por sabatina na última quinta-feira (12). Ela falou sobre a perspectiva de que a Guiana atravesse uma grande expansão econômica devido à descoberta de campos de petróleo, e observou que o Brasil precisa firmar parcerias com o vizinho, levando infraestrutura e comércio, para se beneficiar dessa oportunidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)