Jayme Campos quer que Fundo sobre Mudança do Clima se destine à prevenção

Da Redação | 17/09/2019, 18h53

O senador Jayme Campos (DEM-MT) apresentou nesta terça-feira (17), em Plenário, projeto de lei (PL 5.098/2019) que determina que os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, gerido pelo BNDES, sejam destinados a ações de prevenção, monitoramento e combate do desmatamento, das queimadas, dos incêndios florestais e dos desastres naturais.

Para o parlamentar, a matéria pode ajudar a reduzir o número de incêndios, pois boa parte das queimadas registradas na Amazônia ocorre em áreas onde há o desmatamento ilegal, provocado por grileiros que se aproveitam da falta de regularização fundiária na região.

— Desse modo, espero contribuir para o fortalecimento das instituições dos diversos entes federados, que atuam na área da preservação e monitoramento desses eventos, a exemplo do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta aos Desastres Naturais (Cemaden) e das brigadas de incêndio dos estados e municípios da Amazônia Legal — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h47 CNJ: Por 59 votos a favor, 4 contra e 3 abstenções, o Plenário aprovou a indicação de Mário Augusto de Lacerda Guerreiro para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
17h45 Microcefalia: Pensão para portadores de microcefalia por Zika vírus pode englobar um número bem maior de crianças, comunica o relator da MP 894/2019, senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele pediu prazo até quarta (16) para concluir o relatório.
17h23 Pessoal para a Defensoria: Plenário aprovou PLV 23/2019, decorrente da Medida Provisória 888/2019, que dispõe sobre requisições de pessoal para a Defensoria Pública da União. Texto vai à sanção presidencial.
Ver todas ›