Demissão de Cintra não teve relação com recriação da CPMF, diz Humberto

Da Rádio Senado | 12/09/2019, 16h24

O Senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta quinta-feira (12), em Plenário, que a demissão de Marcos Cintra do cargo de secretário da Receita Federal não teve qualquer relação com a ideia de recriação da CPMF. Na verdade, ele acredita que o afastamento de Cintra envolve uma disputa entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, pelo controle de órgãos com acesso a informações sigilosas, que podem ser usadas para comprometer adversários de ambos os lados.

— Pelo bem da democracia, que percam os dois. Aqui no Congresso, e recorrendo ao STF [Supremo Tribunal Federal], sempre que necessário, é que nós ofereceremos uma ampla resistência a essa nefasta guerra travada nas sombras dos órgãos do Estado, que ameaça, sobretudo, a própria democracia brasileira — disse.

Humberto Costa aproveitou para informar que ajuizou ação hoje, no STF, com o objetivo de impedir a destruição de documentos que comprovam o uso ilegal, pela força-tarefa da Lava jato, de informações sigilosas da Receita Federal. Segundo ele, há notícias de que esse material vem sendo destruído para evitar questionamentos à legalidade da operação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)