Senado celebrará os 117 anos de Juscelino Kubitschek

Da Redação | 05/09/2019, 17h24

O Senado fará na quinta-feira (12), às 14h, em Plenário, uma sessão especial em comemoração ao aniversário de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e do Memorial JK. A solenidade acontece no mesmo dia em que JK completaria 117 anos de nascimento e a fundação do Memorial, 38 anos.

Um dos maiores feitos do ex-presidente, que governou o país entre 1956 e 1961, foi a inauguração de Brasília, em 1960. Durante seu mandato JK também realizou um vasto programa de desenvolvimento econômico. Com o slogan "50 anos em cinco", ele estabeleceu um Plano de Metas, com 31 objetivos, com prioridade para energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.

“Em face da indiscutível contribuição para o desenvolvimento do país, Juscelino Kubitschek foi um dos políticos mais admirados pela população brasileira. Nada mais justo o Senado Federal comemorar seu nascimento”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do requerimento que pede a realização da sessão.

Na sessão solene que acontece no Senado Federal está previsto o lançamento de um livro com os discursos proferidos por JK em 1956.

Já o Memorial JK, edifício localizado em Brasília onde ficam os restos mortais, livros, fotos e outros itens que contam a história de Juscelino Kubitschek, receberá os visitantes de forma gratuita das 9 às 18hs.

Além de Randolfe, o pedido para a promoção da homenagem foi assinado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Zenaide Maia (Pros-RN), Jorge Kajuru (Patriota-GO), Paulo Paim (PT-RS), Cid Gomes (PDT-CE) e Rose de Freitas (Podemos-ES). Foram convidados para a sessão a neta do ex-presidente, Anna Christina Kubitschek, e seu marido o ex-senador Paulo Octávio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)