Plínio Valério questiona atuação de ONGs que recebem recursos do Fundo Amazônia

Da Redação | 03/09/2019, 16h44

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) questionou nesta terça-feira (3), em Plenário, a atuação das Organizações Não Governamentais (ONGs) que recebem recursos do Fundo Amazônia. O parlamentar afirmou que existem dados do Tribunal de Contas da União (TCU) que comprovam desvios de dinheiro.

— O TCU está auditorando 18 contratos com ONGs, no valor de R$ 252,2 milhões. E revela que grande parte desses recursos do Fundo Amazônia acabou no bolso das pessoas ligadas às ONGs, que 80% do dinheiro é gasto entre eles, com palestras, pesquisas científicas, edições de livros, e por aí afora, ficando com o dinheiro de forma irregular — disse.

O parlamentar ressaltou ainda que outro dado, agora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do fundo, mostra que projetos realizados com esses recursos atingiram apenas 160 mil pessoas. Número considerado irrisório se comparado com a população de 20 milhões [na Amazônia], disse.

Por isso, o parlamentar defende a instauração de uma CPI para examinar, além do desmatamento e as queimadas na Amazônia, também a forma em como são liberados esses recursos públicos para as ONGs e em como está sendo utilizado esse dinheiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)