Dia Nacional da Filantropia é aprovado na CE

Da Redação | 03/09/2019, 14h44

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o relatório do senador Irajá (PSD-TO) favorável à criação do Dia Nacional da Filantropia (PL 2.117/2019). Pela proposta, a data deverá ser celebrada no dia 20 de outubro.

— A palavra filantropia vem dos termos gregos philos e anthropos, que significam respectivamente “amor” e “ser humano”. Ou seja, podemos dizer que a filantropia significa amor ao ser humano, ou à humanidade. A filantropia no Brasil remonta à época do descobrimento, com a fundação da Santa Casa de Santos, em 1543 — detalhou Irajá.

O senador explicou que a Santa Casa de Santos oferecia abrigo e alimentação e, com o passar dos anos, as instituições filantrópicas modificaram-se e multiplicaram-se. Hoje, informou Irajá, mais de 9 mil instituições beneficentes de assistência social praticam a filantropia de forma reconhecida pelo Estado brasileiro, "formando uma rede importante de entidades que buscam ajudar o próximo, complementando e muitas vezes substituindo o papel do poder público".

A proposta segue para análise do Plenário do Senado.

Duchenne

Também foi aprovada a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Pelo texto (PL 2.118/2019), o evento acontecerá anualmente a partir do dia 7 de setembro, que é o Dia Mundial de Duchenne.

— A DMD é o tipo de distrofia muscular mais comum e mais severo, que afeta um em cada 3.500 meninos. Os primeiros sinais de fraqueza muscular surgem entre 3 e 5 anos de idade. Quando não há tratamento, a fraqueza evolui para a incapacidade de andar, entre 8 e 12 anos. Ainda não existe cura para essa doença, mas quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais tarde surgirão os sintomas e sequelas relativos à DMD. Tratamentos hoje disponíveis podem prolongar em mais de 10 anos a vida dos pacientes, e muitas pesquisas de medicamentos em todo o mundo trazem esperança de cura para quem convive com a DMD — detalhou a relatora, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

A proposta também vai agora ao Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)