Homenagens ao espiritismo são aprovadas em comissão

Da Redação | 27/08/2019, 17h02

A criação do Dia Nacional do Espiritismo e a concessão do título de Capital Nacional do Espiritismo para a cidade de Jaguaretama, no Ceará, foram aprovadas nesta terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Se não houver recurso para a análise em Plenário, os textos seguirão para a Câmara dos Deputados.

O Dia Nacional do Espiritismo está previsto no PL 3.789/2019, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Pelo texto, a data comemorativa será 18 de abril, pois nesta data, em 1857, foi publicado O Livro dos Espíritos, do francês Allan Kardec, dando início à divulgação da doutrina em todo o mundo. O relatório pela aprovação, do senador Flavio Arns (Rede-PR), já havia sido lido no dia 6 de agosto e foi aprovado nesta terça-feira.

Já o PL 4.227/2019 , que teve o relatório lido e aprovado na mesma reunião, confere ao município de Jaguaretama, no estado do Ceará, o título de Capital Nacional do Espiritismo. Foi nessa cidade, à época um povoado, que nasceu o Doutor Bezerra de Menezes, conhecido como o médico dos pobres, um dos maiores expoentes do espiritismo no Brasil.

De acordo com o autor do texto, senador Eduardo Girão, o contato de Bezerra de Menezes com o espiritismo ocorreu em 1875, quando ele já tinha 44 anos. Seu engajamento à doutrina o levou a escrever artigos e fazer palestras, até ser eleito, em 1889, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).

— Ele foi um dos responsáveis também pela abolição da escravatura no Brasil, influenciou diretamente: ele debatia no Plenário, no Rio de Janeiro, a libertação dos escravos. Foi um grande cearense, um grande brasileiro, um grande humanista, um grande pacifista — disse Girão, ao pedir apoio dos colegas para a aprovação do texto.

O relator, senador Styvenson Valentim (Pode-RN), lembrou que a cidade abriga o Polo Bezerra de Menezes, que conta com um centro espírita, um museu em homenagem ao médico e uma escola modelo de ensino fundamental, sem orientação religiosa, mas com o desenvolvimento de valores de ética e solidariedade. Para ele, a homenagem é justa.

— Se foi em Jaguaretama, na época apenas um Distrito, que Bezerra de Menezes veio ao mundo e cresceu, a maior homenagem prestada em sua terra natal ao filho ilustre seria concretizada quase um século após sua morte — lembrou o relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)