Paim lamenta aumento do desmatamento e queimadas na Amazônia

Da Redação | 23/08/2019, 11h14

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou nesta sexta-feira (23), em Plenário, estar preocupado com o bloqueio de repasses ao Fundo Amazônia pela Noruega e Alemanha. Os dois países, que são as principais fontes mantenedoras do fundo, declararam suspensão das contribuições por não cumprimento do acordo de preservação ambiental pelo Brasil.

O fundo tem como compromisso promover ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. Entretanto, ressaltou Paim, a área desmatada tem crescido consideravelmente segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, a região Amazônica tem enfrentado um dos piores incêndios nos últimos tempos. O assunto, inclusive, é um dos temas mais comentados no mundo:

— A floresta amazônica pede socorro. O respeito ao meio ambiente e aos povos das florestas, o pensamento ecológico, o desenvolvimento sustentável, a democracia a justiça, a liberdade e os direitos humanos são princípios unificadores de uma sociedade humanista e humanitária — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)