Paim denuncia falta de pagamento de salários de professores no RS

Da Redação | 21/08/2019, 18h26

O senador Paulo Paim (PT-RS) trouxe ao Plenário, nesta quarta-feira (21), uma denúncia da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Sofia Cavedon, de que os professores da rede pública do estado estão sem receber os salários. Segundo o senador, dos 19 mil docentes contratados pelas escolas, cerca de 3,4 mil — que ingressaram de março em diante — estão sem o pagamento. São educadores com vínculo com a escola e que, até por volta do dia 12 de dezembro, não haviam recebido ainda décimo terceiro nem férias, afirmou.

— A Comissão de Educação da Assembleia tem recebido o pedido de socorro, de ajuda. São situações dramáticas, graves, de professores que, além de não receberem o pagamento, ainda precisam suprir lacunas nas salas de aula, porque muito professores não puderam dar as aulas — lamentou.

O senador também citou a carta apresentada aos parlamentares pela coordenadora nacional da Auditoria da Dívida Cidadã, Lúcia Fatorelli, na Comissão de Direitos Humanos (CDH), na segunda-feira (19), em que alerta sobre os riscos de a reforma da Previdência deixar muitas pessoas sem receber um trilhão em aposentadoria, pensão e outros benefícios já garantindos da seguridade social, atingindo os mais pobres.

— A auditoria reitera os imensos riscos embutidos no texto da PEC 6/2019, ou seja, na reforma da Previdência. Ela precisa ser debatida exaustivamente no Senado, e o Senado, como Casa Revisora, afirma aqui. Com certeza, não há que somente carimbar uma série de erros e equívocos e o arrocho que traz ali, principalmente em cima dos mais pobres. Há enormes riscos econômicos e jurídicos para as pessoas mais pobres e para a classe média, enfim, para a economia e para as finanças públicas — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)