Grupo Parlamentar Brasil-Paraguai elege comissão

Da Redação | 19/08/2019, 18h14

Foi instalado nesta segunda-feira (19) o Grupo Parlamentar Brasil-Paraguai. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) foi eleito para o cargo de presidente. O grupo também aprovou o estatuto que servirá de base para a condução dos trabalhos do colegiado.

A comissão executiva será composta pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) e o senador Telmário Mota (Pros-RR), que ocupam os cargos de vice-presidentes. Para secretários do grupo foram eleitos os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Irajá (PSD-TO), Weverton (PDT-MA) e o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

O senador Eduardo Gomes agradeceu a instalação do grupo parlamentar e a afirmou que o grupo será dinâmico, objetivo e muito claro nas suas intenções.

— Nos últimos anos, o Paraguai experimenta um crescimento consistente da sua economia e, afinal de contas, esse também é o desejo do Brasil.

O senador ainda disse desejar ver maior interação entre os países.

— Nós como senadores queremos essa troca de experiências positivas e fazer com que essas experiências venham de maneira institucional, dando condições de aferimos as nossas leis estruturantes para investimento, geração de emprego e renda, e melhor justiça social.

Em nome do deputado do Paraguai Fred Gimenes, ausente por compromissos profissionais, a assessora externa de assuntos internacionais do Paraguai, Adriana Mendoza, diz ser uma honra fazer parte desse grupo que trabalhará a favor das nações e destacou a importância do apoio que o Brasil dará para as interpretações de políticas públicas, sociais e culturais ao país.

— Ambas nações estão unidas por muitos fatores, principalmente na economia através do comercio fronteiriço e igualmente na agricultura.

O grupo parlamentar foi instituído pela Resolução 60, de 2005 e tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos.

A reunião foi conduzida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE).

Maria Helena sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)