Acir Gurgacz destaca primeiro Festival Tambaqui da Amazônia em Brasília

Da Redação | 09/08/2019, 11h51

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ressaltou nesta sexta-feira (9), em Plenário, a primeira edição do Festival Tambaqui da Amazônia em Brasília. O evento ocorreu na última quarta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios. Um dos objetivos do festival é tornar mais conhecido o peixe da Amazônia e estimular o hábito de consumo de pescados entre os brasileiros.

— Foi muito bonito e gratificante ver o peixe de Rondônia ser disputado pelos brasilienses e pelos brasileiros que por aqui passavam. Muitos apreciaram pela primeira vez o tambaqui de Rondônia, que é o tambaqui da Amazônia — disse.

Gurgacz destacou o trabalho coletivo realizado em Rondônia para tornar o tambaqui um peixe comercial, produzido em grande escala, "controlando a pesca dos rios e estimulando a produção em cativeiro de forma sustentável, com todo o cuidado ambiental, aproveitando as condições climáticas do nosso Estado e também o solo e a abundância de água".

Segundo o parlamentar, tudo começou em 1978, quando dois pioneiros cearenses graduados em engenharia de pesca pela Universidade Federal do Ceará, Antônio de Almeida Sobrinho e Francisco Dermeval Pedrosa Martins, foram contratados pelo governo do então território federal de Rondônia e colocados à disposição da Aster, hoje Emater de Rondônia, com o objetivo de atuar junto ao setor pesqueiro na pesca artesanal e dar início aos primeiros trabalhos de piscicultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)